quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Arroz Solto



Se há coisa que para mim era um castigo fazer era Arroz.
Quantas e quantas vezes o pus no tacho e saía que nem cimento, outras vezes ficava agarrado ao tacho, ora ficava aguado ou então seco, umas vezes era pouco, outras vezes demais.
Cada dia que tinha que fazer arroz preferia esconder-me do que ter que pôr essa obra prima na mesa.
Até ao dia em que o marido chega com a fórmula (mágica para mim)!
Ainda não é coisa que muito me aventure sem supervisão. Como se costuma dizer, acho que o meu santo e o dele (do arroz) não se dão :)
Mesmo assim deixo-vos aqui o truque, com certeza há por aí muitas guerreiras como eu em busca do arroz perfeito!

Aqui vai:

Primeiro coloquem azeite no fundo do tacho e deixem aquecer ligeiramente em lume mínimo.
Façam de um copo de tamanho médio o vosso aliado.
Cada 1/2 copo é suficiente para uma dose de arroz ( 1 pessoa), se forem fazer para 2 pessoas será 1 copo e por aí adiante.
Coloquem o arroz pretendido no tacho e mexam para que o arroz se envolva no azeite.
Deixem fritar um pouco e adicionem água a ferver - aqui recorram ao mesmo copo da seguinte forma: 1/2 copo de arroz equivale a 3/4 de água. Assim, se fizerem arroz para 2 pessoas será 1copo +1/2  copo de água, para 3 pessoas será 2 copos + 1/4 do copo e por aí adiante.
Deixem ferver sempre em lume brando e não mexam enquanto não estiver cozido.
Não aumentem o lume, o arroz vai cozendo lentamente e - a mim parece me incrível - não pega ao tacho.

Este é o truque para o deixar solto, podem usar os ingredientes que quiserem: alho, tomate, cenoura, etc.
No inicio parece confuso...quase temos que andar com a calculadora atrás, mas vão ver que depois se torna fácil.

Boa sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário