Pepitas de Cacau
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
Prende Chupetas
Há certos acessórios para bebés que são lindos e quero sempre ter todos, mas há coisas nas quais vale a pena poupar.
Esperei quase até à última para ter alguns prende chupetas porque sempre achei que um dia, talvez, encontrasse o que queria a um preço barato. Mas parece que tudo aquilo que se dedica a bebés e seja original obriga a puxar um pouco pela carteira, o que não dá jeito nenhum porque todo o material que temos de comprar é já por si uma grande obra :)
Foi então que pensei fazer euzinha os prende chupetas. Achei que iria dar um pouco mais de trabalho mas em 30 min. fiz as fitas tal como queria e sem perder mais tempo a procurar.
E por menos de 5€ consegui 3 prende chupetas e fico com a certeza que mais nenhum bebé terá igual!
Encontra-se todo o material em qualquer retrosaria e é à escolha do freguês.
Material:
- 3 fitas com fantasia
- 3 botões mola
- 3 molas suspensório
- boneco em feltro / botão /etc
- linha e agulha
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Um delicioso Magnum Hot
Os dias frios chegaram em força e juntando ao cansaço que tenho sentido nestas ultimas semanas a vontade de pôr a mão na massa diminuiu apesar de continuar a surgir receitas que quero muito experimentar.
O que vale é que Dezembro está à porta e o Natal quase a chegar e esperemos que com ele venham novidades que possa partilhar convosco.
Dias como o de hoje faz-nos desejar um sofá, um cobertor e algo que nos aqueça e conforte... um chá, um chocolate quente... E que tal um Magnum Hot?
Já estava na hora de saber se era assim tão bom! .... E é!
Foi das melhores coisas do género que experimentei com a vantagem de ser um desejo facilmente realizado.
Tirei o Magnum Clássico do congelador, coloquei na caneca, juntei o leite e liguei o microondas desejosa de o poder provar. Juntei canela e até as bolachas em palito andavam cá por casa a espera de serem mergulhadas nesta tentação!
A noite teve um final delicioso!!
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Cupcakes Baunilha e Chantilly
Estes meninos fizeram parte dos docinhos na mesa do Chá do Bebé que fiz em minha casa.
Quem acompanha o facebook do blog viu os pequenos muffins antes de se tornarem nestes Cupcakes azul céu. Para uma melhor decoração coloquei um mini cartaz que fiz com cartolina e palitos, o que tornou o tema do lanche mais apelativo.
Na mesa havia ainda Cake Pop's e um bolo alusivo ao tema do lanche. Não posso deixar as receitas destes porque foram oferecidos por uma amiga e talentosa doceira.
Mas quantos aos Cupcakes aqui vai:
Ingredientes:
Muffins:
- 120 g manteiga amolecida
- 80 g açúcar
- 2 ovos
- 130 g farinha com fermento
- 2 colh (sopa) leite
- 1/2 vagem de baunilha
Cobertura:
- 1 pacote de Natas
- Açúcar q.b
- Corante alimentar
Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Junte a manteiga amolecida com o açúcar e bata bem. Acrescente os ovos inteiros e a farinha, envolva, e por fim o leite e a baunilha. Bata bem a massa até estar macia.
Forre as formas de muffins com formas de papel, distribua a massa por cada forma e leve ao forno cerca de 20 min.
Entretanto bata as natas em chantily, adoce a gosto e adicione o corante até atingir o tom desejado.
Quando os muffins estiverem prontos decore com o chantily (com a ajuda de um saco de pasteleiro e bico largo) e polvilhe com pepitas coloridas.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Baby Pepitas
De um blog de receitas o Pepitas de Cacau vai tornando num Baby Pepitas...não foi pensado, mas a verdade é que de um ano para o outros a minha visão e interesses foram mudando aos poucos e os temas cá de casa também.
A casa encheu-se de mini roupa, brinquedos, biberões, chuchas...o azul deu lugar ao rosa que eu sempre gostei de ter nas minhas coisas. Se antes os produtos espalhados em casa eram livros de cozinha, e catálogos de cabelos e make up agora os meus olhos procuram revistas sobre recém nascidos e promoções de fraldas e toalhitas.
Agora que chego à recta final dos longos 9 meses que toda a mulher espera para se tornar mãe, vou pensando em tudo aquilo que me torne a vida mais facilitada porque ser mãe é muito giro mas toda a gente sabe que dá trabalho.
De qualquer maneira achei que chegaria a esta altura em modo de desespero, ansiosa, inchada...mas não é assim tão difícil como o peixe que me vendiam. Talvez tenha tido sorte ou um bom controlo sobre mim própria... talvez.
A esta hora está tudo pronto para receber o meu projecto de vida, que, se sair a mãe, sai pior que a encomenda...é o que dizem (não percebo porquê!)
Temos quarto pronto, malas prontas, biberões esterilizados (não vá o leite não da mamy não ser grande coisa), só falta a criança!
Mas calma...deixa-te estar ai mais umas semanas, está frio cá fora!
A casa encheu-se de mini roupa, brinquedos, biberões, chuchas...o azul deu lugar ao rosa que eu sempre gostei de ter nas minhas coisas. Se antes os produtos espalhados em casa eram livros de cozinha, e catálogos de cabelos e make up agora os meus olhos procuram revistas sobre recém nascidos e promoções de fraldas e toalhitas.
Agora que chego à recta final dos longos 9 meses que toda a mulher espera para se tornar mãe, vou pensando em tudo aquilo que me torne a vida mais facilitada porque ser mãe é muito giro mas toda a gente sabe que dá trabalho.
De qualquer maneira achei que chegaria a esta altura em modo de desespero, ansiosa, inchada...mas não é assim tão difícil como o peixe que me vendiam. Talvez tenha tido sorte ou um bom controlo sobre mim própria... talvez.
A esta hora está tudo pronto para receber o meu projecto de vida, que, se sair a mãe, sai pior que a encomenda...é o que dizem (não percebo porquê!)
Temos quarto pronto, malas prontas, biberões esterilizados (não vá o leite não da mamy não ser grande coisa), só falta a criança!
Mas calma...deixa-te estar ai mais umas semanas, está frio cá fora!
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Bolo de Chocolate Milka
Adooooroooo bolo de chocolate. E adoooooro fazer bolos caseiros. Mas não podias deixar de experimentar este que me ficou na cabeça desde a primeira vez que o vi na tv.
Aproveitei a promoção em produtos Milka que houve no Continente e aí venho eu com o saco cheio de chocolates, bolachas e este menino. Sei que não é a melhor altura para me encher de doces, mas portei-me bem nestes 9 meses, por isso mereço uns miminhos agora no fim!
Ontem pus mão à obra! Não deu para tirar foto porque de tão bom que é já está no fim.
Bastou juntar ovos e manteiga, colocá-lo no forno e esperar 20 minutos.
Como sou chocoholic achei que a embalagem da cobertura podia vir um pouco mais apetrechada mas contentei-me com o que trazia.
É um bolo fofo e doce q.b como tudo o que é Milka, por isso gosto tanto dele!
terça-feira, 12 de novembro de 2013
São Martinho
Ontem foi Dia de São Martinho, dia de trazer à mesa a tradição portuguesa com castanhas, jeropiga e caldo verde.
De passear nas ruas e sentir o verdadeiro aroma da castanha assada, ver os assadores de castanhas a servi-las "quentes e boas"... Já algum tempo que não compro castanhas assadas nas ruas, mas lembro-me de passar pelos assadores há uns anos atrás, quando o Novembro trazia o frio e eu passeava na baixa de Lisboa a descascar as castanhas dentro dos cartuchos feitos das páginas amarelas. Imagens que estão a perder-se com o tempo, agora já não se vêem tantos assadores nas ruas, já não há tantas pessoas a comprá-las...a crise vai trazendo mudanças, mas tradições destas não perdem.
Ainda quero poder sentir esse cheirinho por muitos anos na vida, fechar os olhos e sentir o frio, o Sol e o fumo agradável que traz o São Martinho.
Não consigo trazer esse cheirinho incomparável das castanhas assadas nas ruas, mas faz-se o melhor que se pode. Dei o golpe na casca, molhei-as, envolvi-as com sal e foram directas para o forno quente. A casa torna-se mais acolhedora e as imagens voltam à memória...Só faltou o frio de Novembro.
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Promoções Natal
Este fim de semana (9 e 10) é dedicado aos pequeninos com a promoção de 50% de desconto em todos os brinquedos, como todos os anos, no Continente.
Esperei até agora, sempre em cima do acontecimento, porque nestes últimos anos houve um Bum de pequenada aqui para os meus lados e o número de sobrinhos aumentou drasticamente :) E nada melhor que esperar que a Popota chegasse com as promoções para despachar as prendas de Natal porque o meu pequeno não tarda está aí e já sei que não vai haver tempo para me enfiar em shoppings.
E para não esquecer que há miúdos e graúdos a precisarem da nossa ajuda, na hora de poupar nas compras de Natal estará presente a campanha de recolha de alimentos da Missão Sorriso em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa. Sabemos que estamos numa fase difícil para todos nós mas um donativo por pequeno que seja ajuda sempre. E já que estamos a entrar na época Natalícia não custa olhar um pouco ao nosso coração e fazer uma boa ação e ajudar quem mais precisa.
E falando na Missão Sorriso e na querida Leopoldina, estará à venda o livro "Leopoldina e os mini chefs" que será um bom presente para os mais pequenos! Contém histórias e receitas deliciosas que os mini chefs aí de casa podem fazer porque são muito fáceis! Quem sabe ajudam nos preparativos dos doces! O livro custa 3€ (tão baratinho) e parte do valor reverte para a causa!
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Mini Croissants de Marmelada
Mais uma tentativa de acabar com a marmelada que anda cá por casa antes que chegue a deste ano.
Desta vez uns mini croissants muito fáceis de fazer e estão prontos enquanto o diabo esfrega um olho.
Derretem-se na boca e desaparecem num ápice!
Vejam a receita, e façam aí em casa, vai mesmo valer a pena!
Ingredientes:
- 1 embalagem de massa folhada fresca
- Marmelada
- 1 ovo
- Farinha
Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Polvilhe a sua bancada de trabalho com farinha e estenda a massa folhada.
Corte a massa em cruz (como cortamos as pizzas) de forma a obter vários pequenos triângulos.
Coloque um pedaço de marmelada na zona mais larga do triângulo e vá enrolando até ao centro, de forma a obter o aspecto de croissant.
Pincele os croissants com o ovo batido e leve ao forno cerca de 15 min.
Quando estiverem prontos deixe arrefecer sobre uma rede.
Sirva ainda mornos.
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Lembranças Chá do Bebé
A data já está marcada, os convites feitos, a decoração pensada e as lembranças em construção.
Tal como em qualquer festa que será um marco nas nossas vidas, ter uma lembrança para os que estiveram presentes num dia tão especial para nós é uma forma de agradecer todo o apoio de amigos e familiares.
E o Chá do bebé é uma óptima razão para juntar todos aqueles de quem mais gostamos, e quando há crianças com quem partilhar esse dia a festa torna-se ainda mais especial.
Por isso seja em casamentos, baptizados, aniversários ou chá do bebé será sempre uma boa razão para mimar os convidados com uma lembrança especial.
Podem ser feitas em tecido ou feltro, com vários adereços, o que interessa é ter tempo, imaginação e algum talento para a coisa. Procure coisas que sejam fáceis de fazer e que tenham significado consoante o tema da festa. Sermos nós a fazer tudo o que faça parte deste dia pode dar trabalho para no final terá um gosto ainda mais especial.
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Pêssegos com Vinho do Porto
Pêssegos a mais em casa... o que fazer? Compota não gosto muito, tinha que os despachar por algum lado.
Lá fui eu procurar receitas que me fizessem livrar deles antes que se estragassem e mesmo assim alguns já estavam tocados.
E calhou-me esta, uma receita antiga mas que nunca tinha feito cá em casa.
O marido lá fez cara estranha, como sempre faz quando lhe falo em coisas que nunca comeu.
E fui para a cozinha um pouco antes de fazer o jantar para que a fruta ficasse bem apurada na hora da sobremesa.
Ingredientes:
- 6 pêssegos
- 3 colh (sopa) vinho do Porto
- Açúcar amarelo q.b
- 1 pau de canela
- Hortelã
Descasque e tire o caroço aos pêssegos. Corte-os em gomos para uma taça e acrescente os restantes ingredientes. Envolva e reserve para que ganhe uma calda doce.
Sirva em taças como sobremesa.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Bolo de Côco e Chocolate
Que melhor combinação para um bolo? Côco e Chocolate! Faz lembrar o chocolate Bounty.
Saiu num dia em que estava indecisa se havia de fazer um bolo de côco ou um bolo de chocolate. E porque não juntar os dois? E ficou melhor do que pensei, macio, fofo e docinho.
E ainda deu para aproveitar o chocolate que tinha sobrado no dia do Fondue, só juntei mais um pouco de açúcar e ficou pronto.
É um bolo ótimo para qualquer festa.
Ingredientes:
- 1 iogurte de côco
- 4 ovos
- 3 copos (do iogurte) de açúcar
- 3 copos (do iogurte) de farinha com fermento
- 1 copo (do iogurte) de óleo
- 3 colh (sopa) de côco ralado
Comece por pré aquecer o forno a 180ºC.
Junte as gemas com o açúcar e depois o iogurte. Misture bem até obter um creme homogéneo.
Adicione a farinha aos poucos mexendo sempre, depois o óleo e o côco ralado e por fim o fermento.
Bata as claras em castelos e envolva na massa.
Unte uma forma com manteiga e farinha e leve o bolo ao forno cerca de 20 min, controlando a cozedura.
Entretanto prepare o chocolate:
Ingredientes:
- 200g de chocolate culinário
- 200 ml de natas
- Açúcar a gosto
Num tacho leve ao lume o chocolate partido aos bocados e as natas. Deixe o chocolate derreter em lume brando, mexendo sempre para não se agarrar ao fundo.
Adicione o açúcar e quando levantar fervura apague o lume e continue a mexer mais um pouco.
Depois de verificar com o teste do palito, que o bolo está pronto tire do forno e deixe arrefecer.
Com a ajuda de uma faca grande corte o bolo pelo meio para rechear.
Com uma espátula recheie o bolo com o chocolate e volte a colocar a outra metade em cima.
Cubra todo o bolo com o restante chocolate e polvilhe com côco ralado.
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Bolachas "Areias"
As Areias sempre foram as minhas bolachas preferidas e por incrível que pareça tenho sempre dificuldade em encontrar aquelas que realmente gosto, porque dizer "Areias" no pacote não significa que sejam aqueles que realmente me satisfazem. Já tinha experimentado outras receitas mas não chegava lá.
E fui dar com esta receita num livro da Vaqueiro que já andava cá por casa há anos e achei que era desta. E foi!
A receita foi tirada do pequeno "Livro de Receitas de Pastelaria e Sobremesas" da Vaqueiro e partilho agora convosco.
Ingredientes:
- 250 g margarina
- 150 g açúcar
- 1 pitada de sal
- 3 colh (sopa) de leite
- raspa de 1/2 limão
- 375 g farinha
Numa tigela junte a margarina, o açúcar, a pitada de sal, o leite e a raspa de limão e misture tudo (usei o robô de cozinha para bater a massa mais depressa).
Adicione a farinha e amasse tudo rapidamente até formar uma bola.
Divida a massa em 2 partes e forme 2 rolos. Passe por açúcar, embrulhe-os em folhas de alumínio e leve ao frio durante 1 hora.
Corte os rolos em rodelas com 0,5 cm de espessura.
Disponha as bolachas num tabuleiro untado com margarina (forrei o tabuleiro com papel vegetal) e distanciadas entre si.
Coza as bolachas em forno pré aquecido (180ºC) durante 15 min até ficarem louras.
Quando estiverem cozidas retire do forno e deixe arrefecer sobre uma rede.
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Mousse de Caramelo
Há quem lhe chame Mousse de Caramelo, outros Baba de Camelo. Seja qual for o nome é uma sobremesa tão boa e tão rápida de fazer que tem feito parte das festas e almoços de família várias vezes. Quando quero algo rápido sai uma mousse de caramelo. Os ingredientes são os que tenho sempre em casa e sei que vai agradar seja qual for o prato principal.
E pelas estatísticas do blog aquilo que vocês gostam mais de ver aqui são receitas docinhas, por isso, será feita a vontade das leitoras e será nisso que o Pepitas vai apostar! Não se esqueçam de fazer "Gosto" na página do facebook!
Ingredientes:
- 1 lata de Leite condensado cozido
- 6 ovos
Separe as gemas das claras e bata as últimas em castelo.
Junte o leite condensado ás gemas e bata bem com a vara de arames. Tenha o cuidado de não deixar grumos que entretanto se possam formar.
Por fim junte as claras em castelo á mistura, envolvendo com cuidado para as claras não perderem o ar.
Leve ao frio cerca de 3 horas.
Sirva com amêndoas ou nozes picadas.
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Chá do Bebé / Baby Shower - Convites
O Chá do Bebé é uma festa dedicada à futura mamã e ao bebé que está para nascer e costuma ser organizada entre o 7º e 8º mês de gravidez, uma vez que por esta altura a mulher ainda se sente confortável para receber família e amigos em casa.
É uma tradição brasileira apesar de vários países estarem a adotar esta festa e por cá já se vai ouvindo falar mais do assunto do que há uns anos atrás. O povo português tem um pouco a superstição com comemorações antes do tempo mas é uma bonita festa para poder passar uma tarde agradável com quem lhe é mais querido, uma vez que nos próximos tempos os dias serão dedicados inteiramente ao bebé.
Como Organizar:
Antes de tudo pense numa data para o evento. Fale com a família e os amigos mais próximos de forma a perceber se estarão todos disponíveis para que não falte ninguém.
Não deixe para muito tarde não vá o bebé pregar uma partida e querer participar na festa fora da barriga da mamã :)
Tente ter o quarto do bebé já pronto para poder mostrar aos convidados a nova assoalhada da casa, ou, porque não, peça ajuda nesse dia para dar os últimos retoques e assim todos participam nos preparativos.
Crie uma lista dos convidados e faça você mesma os convites. Podem ser em papel, em feltro, com vários formatos, como gostar e achar mais engraçado.
Deixo alguns prontos a imprimir:
Há quem especifique o presentinho que o convidado deve trazer (fraldas dão sempre jeito) mas isso fica ao critério de cada um.
Pode deixar os convidados à vontade e não pedir nada, apenas a presença de todos aqueles que mais gosta.
Depois organize o menu do lanche - doces, salgados, bebidas - pense na decoração, tudo com calma e fácil de fazer, peça ajuda ás amigas mais íntimas nos preparativos.
Faça a sua festa! Será uma tarde agradável e fica na memória para sempre!
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Como escolher Legumes e Verduras
Completando o post sobre Como escolher a Fruta, deixo-vos agora o tópico sobre Legumes.
Tal como a fruta há que saber escolher.
E se já antes tinha atenção aos legumes que trago para casa, agora ainda mais...porque em estado de graças :) tem que haver mais cuidados.
Espinafres e agrião: Devem ser consumidos logo após a compra para que não percam nutriente. As folhas amarelas e murcham indicam que o produto está passado. Tome atenção à sensibilidade do caule, devem estar estaladiços ao partir. Costumo coloca-los em água até a hora de os consumir.
Beterraba e batatas: Escolha as de tamanho médio. A melhor altura para comprar batatas é de janeiro a abril. Escolha as mais firme e de casca inteira sem manchas que indiquem bolor sem sinal de estarem a grelar nem rachas
Brócolos: Dê preferência aos de caule tenro, cabeça bem fechadas e sem machas amarelas. O tom verde intenso significa que o brócolo é mais saboroso e suculento.
Cebolas: Devem estar firmes e de casca fina
Couve flor: Escolha as de cabeça branca e sem manchas.
Couves: Tenha atenção ás folhas - sem sinais de lagarta, bem fechadas e pesadas
Tomate: (o meu legume preferido) Pele firme, sem manchas e cor uniforme são os mais doces.
Cenouras: As maiores são mais duras, escolha as pequenas e firmes
Vagem (feijão verde): Escolha os de cor verde uniforme, evite casca com saliências.
Alho francês: Compre os frescos, húmidos e verde, de folhas finas e tenras.
Abacate: Escolha os mais pesados, rendem mais. Se os comprar pouco maduros eles continuam a amadurecer em casa. A casca deve ser verde e sem manchas
Courgettes: As maiores são mais fibrosas. Escolha as de tamanho médio e casca macia.
Alface: Evite as de folhas murchas. Devem ter um ar fresco e cor vivaça.
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Muffins de Chocolate com Nutella
Quantas vezes são convidados para um lanche ou jantar em casa de amigos e não sabem o que levar para não aparecer de mãos a abanar?
Dizem as boas etiquetas que fica sempre bem sermos acompanhados de um mimo para os anfitriões da casa, mas acabamos por bater na mesma tecla levando um vinho.
Estes Muffins são fáceis de fazer e vão certamente fazer sucesso.
Quem não gosta de chocolate?
Ingredientes:
- 1,5 chav. (chá) açúcar
- 200 g manteiga
- 3 ovos
- 2 chav. (chá) farinha
- 2 chav (chá) chocolate em pó
- 1/2 Chav (chá) de leite
- 1 colh (sobremesa) fermento em pó
- Creme de avelã Nutella q.b.
Pré- aqueça o forno a 180ºC.
Numa tigela misture o açúcar, a manteiga, os ovos, a farinha e o chocolate e bata bem.
Adicione o leite e volte a bater até a mistura se tornar homogénea, e por fim o fermento.
Coloque a massa em forma de muffins, untadas com manteiga ou forrada com as forminhas de papel.
Leve ao forno cerca de 25 min, controlando a cozedura.
Depois de prontos recheie os muffins com a Nutella. Para isto utilize as seringas próprias para o efeito - pode encontra-las em qualquer loja de produtos para casa.
Caso não tenha estas seringas, com uma faca afiada corte um pouco o topo dos muffins (em cone) e coloque o recheio.
Se preferir pode cobrir o topo dos cupcakes com a Nutella.
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Bolachas de manteiga e Glacé
Mais uma doce proposta para o fim de semana.
Estas bolachas requerem um pouco mais de tempo, mas não são complicadas de fazer. A massa faz-se depressa e estende-se bem.
Foi a primeira vez que fiz esta cobertura e também me pareceu fácil, quando terminei tive que pôr as bolachas um pouco no frio para solidificar o glacé porque os dias ainda estão quentes.
São ótimas para acompanhar o café da manhã, o lanche da tarde ou chá ao final da noite.
Se quiser umas bolachas mais simples não necessita de cobrir com o Glacé, são muito boas sem a decoração.
São também uma boa sugestão
* Para festas de crianças - basta adaptar as formas das bolachas ao tema da festa (borboletas, estrelas, carrinhos)
* Para brindes / lembranças - colocadas em saquinhos individuais com mensagem presa numa fita, em forma de agradecimento aos convidados
* Para incluir no cabaz de Natal, em saquinhos ou frascos previamente esterilizados.
Ingredientes: (15 bolachas)
- 125 g manteiga
- 125 g açúcar
- 1 ovo
- 1 colh (chá) açúcar baunilhado
- 250 g farinha
Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa.
Junte o ovo e o açúcar baunilhado e bata novamente. Adicione a farinha peneirada, aos poucos, batendo sempre.
Quando obter uma massa macia envolva em película aderente e coloque 30 min no frio.
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Estenda a massa numa superfície enfarinhada e com a ajuda de um corta massa prepare as bolachas (se não tiver um corta-massas pode utilizar o bocal de um copo como molde).
Disponha as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno até alourarem.
Deixe arrefecer antes de colocar a cobertura.
Glacé:
Ingredientes:
- 500 g açúcar em pó
- 2 claras
- 1 colh (sopa) de sumo de limão
- Corantes
Peneire o açúcar para uma taça.
Junte as claras e o sumo de limão e bata com a ajuda da batedeira até obter uma mistura brilhante. Se achar que está um pouco seca acrescente mais um pouco de sumo de limão.
Adicione o corante com a ajuda de um palito, gota-a-gota, até atingir a cor desejada e quando o glacé estiver consistente e cremoso está pronto.
Decore as bolachas com ajuda de um saco de pasteleiro. Se não tiver pode colocar o glacé na bolacha com a ajuda de uma colher e espalhar, até cobrir toda a bolacha.
Finalize a decoração com pepitas de chocolate, colorida ou pérolas de açúcar.
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Lista de Compras
Hoje é dia de compras.
O stock cá de casa está a atingir os mínimos e é hora de abastecer a despensa.
A minha cozinha é pequena, não tenho aqueles armários altos e largos como vejo em outras casa que são aproveitados para despensa onde se arrumam as mercearias, produtos de limpeza, etc. Então tive que gerir o espaço que tenho e conseguir organizar tudo de uma forma arrumada mas de fácil acesso.
Um dia pus-me a pensar "Vá lá Ana puxa pela criatividade" e decidi aproveitar o espaço que tinha na arrecadação (que é mesmo em cima do meu apartamento) e criei o meu mini supermercado com um bom stock de mercearias e ainda deu para colocar uma arca congeladora que me permite ter mais quantidade de carnes e não andar sempre metida no talho (quantas mais vezes vou ás compras mais gasto, por isso tive que saber gerir melhor estas despesas).
Na hora das compras faço assim:
Papel e caneta na mão! É hora de abrir os armários e ver o que está em falta.
Vejo o que há em stock na arrecadação para não comprar aquilo que não preciso.
"Estudo" os catálogos semanais dos principais hipermercados e vejo os talões de desconto que tenho e vou apontando na lista os produtos necessários ou aqueles que compensa comprar devido a promoções existentes.
Mais uma vez, não compro aquilo que não preciso, nem compro um produto só porque ele está em promoção ou porque tenho talão de desconto.
Vou ao congelador e faço a mesma coisa, apesar de não comprar carne e peixe todos os meses, o que compro é suficiente para cerca de 2 meses aqui para casa.
Deixo a lista por onde me sigo e podem imprimir para vos ajudar também.
Boas Compras!
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Torta de Laranja
O Natal ainda está um pouquinho longe mas esta torta traz-me o cheiro a lareira e o brilho da árvore de Natal.
Já tinha tentado fazer outras tortas mas faltava alguma coisa, queria uma torta a saber mesmo a laranja, sumarenta, daquelas que nem eu acreditasse que foi feito em casa.
E encontrei esta e pareceu-me uma boa aposta.
É a que faço no Natal, agora já não há tortas encomendadas na pastelaria. Tem outro sabor quando é feito por nós.
A foto não é das melhores porque há sempre alguém ansioso para a comer mas fica a dica para o Natal deste ano.
Até lá vai havendo outras receitas possíveis para a época.
(Pensei fazer vídeos de algumas receitas. Vamos ver se dá para por a ideia em prática.)
Ingredientes:
- 8 ovos
- 350 g de açúcar
- 1 colh (chá) farinha de trigo
- 1 laranja grande
- 80 g de margarina
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça coloque os ovos inteiros, adicione o açúcar e bata bem com a ajuda da batedeira.
Acrescente a farinha, o sumo e a raspa da laranja e mexa mais um pouco, desta vez em velocidade mínima.
Junte a margarina derretida e volte a mexer.
Forre um tabuleiro com papel vegetal untado com margarina e deite a massa.
Leve ao forno cerca de 20 minutos.
Depois de cozida retire do forno e desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar.
Enrole a torta e deixe arrefecer.
Depois de fria passe para o prato de servir (deixe arrefecer para não correr o risco de partir a torta).
terça-feira, 8 de outubro de 2013
Wrap de Frango e Tomate
Aproveitando que o sol veio para ficar durante uns dias aproveitei para lavar toda a roupinha de bebé. Fico já descansada antes que as chuvas venham outra vez em força e me deixem com tudo nas gavetas por lavar.
Isto ainda agora começou e o estendal já esteve carregado 3 vezes. Uma máquina de roupa branca, outra de roupa escura, outra de roupa colorida... Lava, estende, apanha e passa a ferro. Vai ser preciso muita gestão de tempo mas isso tudo faz parte.
Pelo menos esta parte está feita, sem stress e com o sol a brilhar lá fora que me facilitou muito mais a tarefa.
Porque o tempo está em contagem decrescente e ainda falta alguns apontamentos e há que levar a coisa com calma.
E já que estão estas temperaturas agradáveis ainda há tempo para um almoço com sabor a Verão, em meio de despedida.
Ingredientes (6 pessoas)
- 6 tortilhas de milho
- 1/2 frango (usei restos de frango assado)
- 6 colh (sopa) maionese
- 3 Tomates maduros
Desfie o frango e deixe-o sem peles e ossos.
Coloque o frango numa taça, junte a maionese e envolva.
Corte os tomates em fatias.
Disponha as fatias de wrap e coloque a mistura do frango e por cima as fatias de tomate. Enrole com cuidado e repita o mesmo passo para todas as tortilhas.
Sirva cortados ao meio ou enrole-os individualmente em papel de alumínio para que o recheio não caia na hora de comer.
Acompanhe com batata frita, molho salsa e ketchup com orégão.
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
Bruschetta de Chouriço (rápidas)
Uma receita extra para hoje.
Extra porque é tão simples, não tem ciência nenhuma. Foi o lanchinho de ontem, porque a fome aperta a meio da tarde. Não era um simples pão com manteiga que me apetecia, apesar de ser bom, mas queria qualquer coisa mais condimentada.
Então aí vou eu inventar qualquer coisa para a cozinha e saiu uma Bruschetta de Chouriço.
Ingredientes:
- 2 fatias de pão
- Azeite / Manteiga
- 6 fatias de paio
- Queijo ralado ou fatiado q.b.
- Orégãos
Torre as fatias do pão.
Depois de torradas barre-as com azeite ou manteiga e por cima coloque o paio e o queijo. Por fim polvilhe com orégãos e leve ao micro-ondas durante 2 minutos.
Sirva de imediato.
Gomas Caseiras
Hoje o dia começou com os rituais de sempre. Tomei o pequeno almoço, dei um jeito a casa, preparei algumas receitas para publicar e ainda falta tratar de umas papeladas. Mesmo em casa tenho o dia quase todo ocupado.
Ás vezes penso que a casa se desarruma sozinha :) Como é que "dois gatos pingados" conseguem desarrumar tanto? Acho que quando saiu de casa as almofadas, os livros e os tachos brincam uns com os outros.
É engraçado, isto fez-me lembrar de quando era criança, houve uns tempos em que achei que as bonecas falavam e brincavam umas com as outras durante a noite e que ao amanhecer todas voltavam ao seu sitio. Também pensaram nisso? Imaginação fértil.
Calhou bem esta recordação com a receita de hoje - especial para as crianças (e para os adultos gulosos como eu).
Não são muito difíceis de fazer , podemos controlar a quantidade de açúcar que crianças comem e elas ajudam na confeção!
Ingredientes:
- 1 saqueta de gelatina com sabor (usei a de tuti-fruti)
- 1 saqueta de gelatina em pó sem sabor (neutra)
- 200g de água
- 300g açúcar
- óleo para untar
Junte todos os ingredientes num tacho e leve ao lume, mexendo sempre.
Deixe levantar fervura e apague o lume.
Unte com óleo formas de bombons ou de gelos (usei de gelo) e distribua a gelatina por todas as formas.
Leve ao frio para solidificar durante umas horas.
Desenforme e passe-as por açúcar.
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Sopa de Tomate Alentejana
Como já deu para reparar, aqui em casa come-se muito tomate. É rico em vitamina C ainda é um bom antioxidante e ajuda nas insónias - se calhar é por isso que aqui em casa é tudo dorminhoco!
Mas não é por estes benefícios que se usa tanto este ingrediente cá em casa, é mesmo porque gostamos! E mesmo quando não penso nele vai sempre parar ao tacho ou à salada.
Comi muitas vezes esta sopa na casa da avó materna, e agora faço-a eu cá em casa fazendo jus à minha costela alentejana.
O marido é do norte mas também já se habituou (e bem) a estes pratos do sul, assim como eu me habituo ao pratos do Norte. Temos que variar e satisfazer os desejos dos dois.
Ingredientes: (2 pessoas)
- 3 tomates grandes bem maduros
- 2 dentes de alho
- 1 cebola pequena
- Azeite
- 2 ovos
- 3 batatas
- Água quente
- Sal
- 1 ramo de Hortelã
- Mini tostas
Num tacho coloque a cebola e os dentes de alho cortados grosseiramente e regue com azeite.
Deixe refogar um pouco e acrescente os tomates maduros, sem peles nem grainhas, o raminho de hortelã (atado com uma pequena corda para ser fácil de retirar do tacho) e tempere com sal.
Se tiver pode colocar, previamente, água no jarro elétrico para ir fervendo.
Deixe cozinhar um pouco e adicione a água de modo a cobrir os ingredientes.
Tire a hortelã e passe tudo com a varinha mágica até ficar com um caldo cremoso, se necessário acrescente mais água. Coloque as batatas ás rodelas e deixe cozer.
5 min antes de estarem cozidas acrescente os ovos e deixe escalfar. Deixe-os inteiros ou corte-os em pedaços.
Sirva acompanhado de mini tostas como entrada ou prato principal ligeiro.
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Cupcake de Cenoura e Cobertura de Chocolate
Estes bolinhos são os que a família mais me pede para fazer. Na verdade a receita que tenho é para ser feita em forma grande, mas decidi fazer uns bolinhos individuais.
Ficam mais engraçados e mais fáceis de transportar e dividir com os pais, irmão e amigos.
Ultimamente não tenho feito tantos cupcakes como fazia há uns tempos atras. Acabo por fazer o jantar todos os dias, e, já a minha mãe dizia, quando fazemos o jantar todos os dias não nos lembramos tantos de fazer doces por mais simples que sejam.
Mesmo assim tem havido um bolo ou sobremesa por semana o que já me deixa muito contente.
Ingredientes:
- 1 chav (grande) de cenoura ralada
- 4 ovos
- 1/2 chav. óleo
- 1 chav. de leite
- 2 chav. de farinha
- 2 chav. de açúcar
Cobertura:
- 1 chav. (pequena) de chocolate em pó
- 1 lata de leite condensado.
Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC.
Separe as gemas das claras e bata estas em castelo. Reserve.
Junte o açúcar com as gemas e bata bem até atingir uma mistura cremosa e esbranquiçada.
Adicione a cenoura, a farinha e o leite sem nunca parar de bater, por fim o óleo.
Unte uma forma com manteiga e farinha ou, se preferir, pequenas formas de queques.
Se usar estas será mais fácil forrar com forminhas de papel.
Coloque a massa na forma e leve ao lume cerca de 20 min, controlando a cozedura.
Quando estiver cozido retire do forno e prepare a cobertura (não prepare antes porque arrefece facilmente e torna-se mais difícil espalha-la por todo o bolo).
Cobertura:
Num tacho pequeno leve ao lume o chocolate em pó e o leite condensado.
Envolva os 2 ingredientes e não pare de mexer. Deixe levantar fervura. Quando obter um creme espesso mas macio, parecido com brigadeiro, apague o lume.
Cubra todo o bolo com o creme de chocolate, com a ajuda de uma espátula. Se tiver optado pelos bolinhos pode recheá-los com a ajuda de uma seringa própria para o efeito.
Como decoração final polvilhe com açúcar em pó ou missangas de chocolate / coloridas.
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Lasanha de Carne
Como vos disse ontem, tinha que ter um livro de receitas. Fui ao hipermercado e voltei para casa com o queria. Sentei-me no sofá e já o desfolhei do principio ao fim.
Mas para além do novo livro ainda fiz uma boa compra aproveitando talões de desconto que agora correm a boca do povo. Agora com mais um membro da família a caminho tenho que estar atenta ás promoções porque a vida não está fácil e há que poupar.
E falando em poupar, esta receita é prova disso.
Há tempos fiz Esparguete à Bolonhesa, e, como sobrou muita carne, ainda congelei uma boa dose que teve fim nesta Lasanha. Foi só juntar mais uns ingredientes e, da carne do jantar de outro dia, se fez uma nova refeição.
Aqui nada se desperdiça!
Se não tiver carne de sobra pode fazer tudo de raiz.
Ingredientes:
- 500 g carne picada
- 1 chouriço corrente picado
- 1 cenoura grande ralada
- 1/2 cebola grande
- 3 dentes de alho
- 1 lata de tomate aos cubos
- 1/2 lata de polpa de tomate
- 1 lata de cogumelos laminados
- Folhas de lasanha
- 1 pacote queijo ralado
- 1L molho Bechamel
- 1 copo vinho branco
- 1 folha de Louro
- Azeite
- Orégãos
- Sal
- Pimenta
Comece por fazer a carne.
Pique a cebola e os dentes de alho e coloque-os num tacho largo. Regue com azeite e deixe refogar.
Junte o chouriço picado e a cenoura ralada e deixe refogar mais um pouco. De seguida o tomate, o louro, o vinho, carne picada e tempere com sal, pimenta e orégãos.
Envolva a carne no molho e deixe cozinhar durante 15 min.
Depois de pronta apague o lume e reserve.
Prepare as folhas de lasanha conforme diz a embalagem.
Num tabuleiro de ir ao forno coloque um pouco de molho bechamel no fundo e disponha as folhas da lasanha, por cima a carne picada, queijo ralado e regue com mais um pouco do Bechamel.
Por cima coloque de novo folhas de lasanha e assim sucessivamente, de forma a que a camada do topo sejam as folhas de lasanha.
Reque por fim com o restante molho Bechamel e polvilhe todo o tabuleiro com uma boa dose de queijo ralado.
Nota: tenha atenção á quantidade de Bechamel que utiliza em cada camada para que seja suficiente até ao topo da Lasanha.
Leve ao forno para derreter e tostar o queijo ralado, cerca de 15 min.
Sirva com salada verde.
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Camarões na Frigideira
Os pratos que faço cá em casa são receitas que já sei de cor, que trago na memória desde a altura em que não tinha que fazer o jantar porque a mamã fazia :), umas saem na hora, outras são seguidas pela internet ou revistas.
Mas eu adoro livros e a sensação de ter um livro na mão, sentir a capa e o cheiro a papel, poder abri-lo e seguir uma receita ao calhas.
Tenho livros de tantos temas, como é que não tenho um de receitas? Custa acreditar. Acho que é já hoje que o vou comprar.
Os fins de semana que se aproximam não me parecem ser de grandes passeios, se o tempo assim continuar, e posso agendar novos menus aqui para casa e para partilhar convosco.
Esta receita é do marido, foi dia de eu ter a folga da cozinha. Vale a pena experimentar.
Ingredientes (para 2 pessoas):
- 12 camarões
- 5 dentes de alho
- Azeite
- Margarina
- Sal
- 15 cl cerveja
- 1 colh (sopa) mostarda
- 4 colh (sopa) ketchup
- Sumo 1/2 limão
Numa frigideira coloque os dentes de alho esmagados, o azeite e a margarina.
Adicione os camarões aos quais, previamente, deu um golpe no lombo, e tempere com sal.
Deixe cozinhar cerca de 3 min.
Acrescente a cerveja, a mostarda e o ketchup e deixe cozinhar mais um pouco de modo a engrossar o molho.
Vá virando os camarões e quando estiverem cozinhados apague o lume e junte o sumo de limão.
Sirva como entrada ou petisco durante a tarde.
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Bolo de Marmelada
É verdade que já andava com saudades do Outono, mas não contava que ele viesse de repente, noite para o dia.
Custa acreditar que à 8 dias atras eu estava de biquíni com os pés de molho, neste fim de semana já tirei as botas do armário! Nem houve tempo de preparar as roupas mais quentes. No outro dia entrei numa loja com a nova coleção para este Inverno e senti calor de imaginar, agora já me dá vontade de levar a loja inteira.
Mas o bom desta estação é fazer-me sentir mais inspirada para ir para a cozinha. Talvez seja o calor do fogão ou forno acessos, traz calma e conforto à casa.
Por isso hoje trago uma receita outonal e que já pode acompanhar o chá nestas tardes mais frias.
Ingredientes:
- 200 g marmelada
- 100 g açúcar
- 100 g manteiga
- 4 ovos
- 175 g farinha
- 1 colh (chá) fermento
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Separe as gemas das claras e bata estas em castelo.
Junte o açúcar às gemas e bata bem até obter uma mistura esbranquiçada e cremosa. Adicione a manteiga amolecida e bata novamente. Junte a marmelada e passe a mistura com a ajuda da varinha mágica para não haver grumos da marmelada.
Acrescente a farinha, bata bem, envolva as claras em castelo e por último o fermento.
Coloque numa forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno cerca de 30 min, controlando a cozedura.
Ideal para acompanhar chá ou café.
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Espetadas de Presunto e Tomate Cherry
Ultimamente, quando recebo os amigos ou a família em casa para jantar, gosto de ter na mesa uma entradas para ir entretendo as visitas enquanto o jantar não sai.
Digo ultimamente porque antes não ligava muito, aliás, mesmo querendo agradar acabava por descurar certos pormenores aos quais entretanto fui dando mais atenção.
Se for um jantar pensado com calma há umas entradas mais elaboradas, mas se são jantares combinados em cima do joelho é só abrir o frigorifico e puxar pela imaginação.
Entre uma conversa e outra, vamos petiscando e quando damos por ele já o jantar está na mesa.
Ingredientes:
- Tomates cherry
- Presunto finamente fatiado
- Queijo
- Pão de forma
- Palitos
Corte os tomates cherry ao meio, o queijo e o pão de forma aos cubos. Corte pela metade as fatias de presunto se forem muito compridas.
Com a ajuda dos palitos vá criando as espetadas. Comece pelo tomate e termine no pão. Faça o número de espetadas que quiser ou até terminar os ingredientes.
Com a
Quiche de Atum
Gosto destas refeições fáceis e rápidas de preparar o jantar.
Além de ser ótima para nos afastar um pouco dos pratos de tacho (como por vezes lhes chamo) esta receita é a oportunidade que precisava para acabar com as sobras que estavam no frigorifico á espera de um fim.
Cansada de ver latas disto e caixas daquilo, de manhã decidi pôr a massa quebrada a descongelar para a noite dar destino ao que andava pelas prateleiras.
Estes foram os ingredientes que usei, mas como em cada casa há um frigorifico diferente pode usar os ingredientes que mais lhe der jeito e gostar.
Podemos servi-la como entrada (em fatias finas ou cortando-a aos cubos), a seguir a uma sopa ou junto de uma salada variada.
Mil e uma formas de fazer e de a servir... e a família fica satisfeita.
Ingredientes:
- 1 embalagem de massa quebrada
- 6 ovos
- Cebola Picada
- 1 lata de atum
- 1 lata pequena de milho doce
- 1 lata pequena de cogumelos laminados
- Paio
- Queijo ralado
- Azeitonas pretas
- Sal
- Pimenta
- Orégãos
Pré- aqueça o forno a 180ºC.
Forre com a massa quebrada uma forma de fundo movível e pique-a com a ajuda de um garfo.
Numa tigela grande bata os ovos com o atum, milho, cogumelos, cebola picada, sal e pimenta.
Deite a mistura sobre a massa e disponha por cima as fatias de paio e as azeitonas, polvilhe com queijo ralado e orégãos.
Leve ao forno cerca de 15 min.
Quando estiver pronta retire do forno, desenforme e está pronta a servir
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Almondegas em Molho de Tomate
Em todas as receitas gosto de fazer uma pequena introdução, dar um pouco de mim a cada leitora.
Iniciar logo com a receita acho que torna esta ligação um pouco fria, entre mim e quem visita o blog.
Assim acabo por partilhar, não só as receitas, mas também as minhas opiniões, sentimentos e experiências. E o meu á vontade vai crescendo e os comentários que recebo fazem-me sentir mais perto de todos aqueles leem aquilo que escrevo. E espero que cada dia essa proximidade se torne maior e que continuem a gostar daquilo que tenho para mostrar.
É como se todos vocês jantassem cá por casa todos os dias!
Ingredientes:
- 500 g carne picada vitela
- 1 chouriço corrente pequeno
- 1 cenoura ralada
- 3 colh (sopa) pão ralado
- 2 dentes de alho
- 1 ovo
- 1 cebola pequena
- 1 lata de tomate em cubos
- 2 colh (sopa) polpa de Tomate
- 1 copo de vinho branco
- Azeite
- Sal
- Pimenta
- Orégãos
Numa tigela coloque a carne picada, o chouriço picado, a cenoura ralada, o alho picado, pão ralado, o ovo, sal e pimenta. Amasse tudo até todos os ingredientes estarem bem ligados. Se necessário acrescente mais pão ralado até a carne não se agarrar ás mãos. Faça bolas de carne e reserve.
Num tacho largo coloque a cebola picada e o azeite e deixe refogar um pouco.
Adicione a lata de tomate, a polpa de tomate e o vinho, mexa e deixe cozinhar mais um pouco.
Acrescente as bolas de carne, vá rolando as bolas para que se envolvam no molho, polvilhe com os orégãos e tape o tacho.
Vá controlando a cozedura e quando a carne estiver cozinhada retire do lume e sirva.
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Como escolher a Fruta
O verão acabou e chega um nova época de fruta.
Hoje em dia já temos muitas espécies todo o ano, outras temos mesmo que esperar que chegue a sua altura.
Mas é bom saber escolher o melhor para levar para casa.
Devemos ter atenção ao aspecto da casca da fruta, ao seu cheiro e, claro, dar sempre preferência à fruta da época porque essa estará mais fresca e com pouco tratamento químico.
Prefiro comprá-la nas feiras ou mercados onde os nossos produtores nacionais vendem o que conseguem trazer da sua horta, sinto-me mais segura daquilo que estou a comprar e o aspecto e sabor difere muito das que compro nos hipermercados.
Adoro vir com o saco cheio de fruta e verdura!
E como há novas frutas prestes a invadir as feiras deixo-vos algumas dicas pelas quais eu me guio e talvez seja útil para vocês também.
Uvas: chegaram agora as uvas Dª Maria (pelo menos é como a tratamos por aqui) são verdes, sem grainhas mas sempre doces. Tantos as verdes como as arroxeadas devem estar firmes e bem presas ao cacho.
Abacaxi: quanto mais abertos estiverem os gomos da casca mais maduro estará. Escolha os de tom mais amarelo. Outro truque é afastar a folha da coroa - se sair facilmente é sinal que está maduro. Pode pressionar levemente a casca, se estiver dura pode guarda-lo em local fresco e estará no ponto daí a uma semana
Pêras: as de casca verde têm a polpa mais dura. escolha as de tom amarelado, se tiver manchas está no ponto. Não leve as que apresentarem com fissuras - sinal que está podre.
Banana: escolha as amarelas com poucas manchas, se quiser levar o cacho escolha as que não estão maduras, elas amadurecem rapidamente na fruteira de casa.
Maçãs: escolha as de casca firme e lisa, sinta o cheiro a maçã. Não se guie pela cor visto que temos várias espécies: Maçã-verde, Pink Lady, Golden, Fuji, Reineta, etc.
Figos: Procure os de tom mais arroxeado, pele enrugada e ligeiramente aberta significa que estão no ponto.
Romãs: Quanto mais pesadas estiverem mais saborosas serão. Escolha as mais vermelhas, firmes e brilhantes.
Kiwis: são geralmente vendidos um pouco verdes mas amadurecem rapidamente na fruteira. Pressione ligeiramente, se estiver no ponto a polpa voltará ao estado inicial, caso contrario já estão maduros demais.
Dióspiros: se os quiser já maduros escolha os de tom mais vermelho e moles, mas sem fissuras. Se os comprar ainda duros amadurecem na fruteira.
Marmelos: escolha os de tom amarelo, de polpa dura e de aroma perfumado.
Laranjas: Dê preferência às de casca firmes. As mais pesadas contêm mais sumo.
Limão: escolha os de casca lisa e amarela, contêm mais sumo.
Boas compras!
Compota de Maçã e Canela
A nova estação já chegou e o Outono começa agora a dar o ar de sua graça.
Já tenho saudades do fresco desta estação, das folhas caídas no chão, das primeiras chuvas que deixam no ar o cheiro a terra molhada.
Estar em casa e ouvir as gotas baterem na janela, ficar no sofá a ouvir o som da natureza....a deliciar-me com bolachinhas e este doce de fruta.
Foi uma das compotas que adoçaram a família nos cabazes de Natal, junto da Compota de Abóbora.
Não cheguei a partilhar a receita e agora parece-me uma boa oportunidade.
Ingredientes:
- 1 Kg de maçãs
- 150 ml de água
- 500 g de açúcar
- 1 colh (chá) de canela em pó
- sumo de 1 limão
- 1 colh (sopa) de vinho do Porto
Num tacho largo coloque as maças, sem caroço e casca, cortadas aos cubos e junte o sumo do limão e envolva bem. Adicione o açúcar, a água, a canela e o vinho do Porto.
Leve a lume brando e deixe cozinhar cerca de 1,30H.
Tire do lume e reduza a compota a puré com a varinha mágica.
Leve a compota novamente ao lume até que atinja o ponto de estrada (passe uma colher de pau no fundo do tacho, se ficar um "estrada" atingiu o ponto).
Retire-a do lume e coloque em taças ou frascos previamente limpos e secos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




























